Protagonista no que diz respeito a arte e aspectos criativos diversos, o artesanato se caracteriza por ser baseado em diferentes pilares. Aqui, neste importante artigo, abordaremos quatro daqueles que, na nossa visão, na visão da FUCHIC BRASIL, são os mais relevantes. E aí, vamos nessa?
Diversidade cultural
Nos dias atuais, é simplesmente impossível dissociar os significados de diversidade e cultura. Pensando justamente nisso, o artesanato ocupa lugar de destaque no coração dos brasileiros apaixonados pelas diferenças entre os povos. Como a técnica tem o poder de meio que converter qualquer situação cotidiana em arte em seu estado mais puro, não há representação melhor da diversidade cultural que o artesanato.
Das matérias-primas às demais técnicas empregadas no processo de criação de peças artesanais, são infinitas possibilidades de construção cultural. Diversidade propriamente dita. Por essas e outras, este não poderia deixar de marcar nosso primeiro tópico neste universo.
Sustentabilidade
Ainda seguindo a linha dos conceitos com a terminologia “idade”, precisamos falar sobre sustentabilidade. Por que sustentabilidade? Porque é através dela que alguns produtos recicláveis ganham vida. Que objetos sem vida útil adquirem novos contornos. Novas possibilidades. O artesanato transforma e é com esta ênfase que a sustentabilidade ocupa o segundo lugar de nosso ranking de características.
Geração em geração
Por ser corriqueiramente pautado em práticas familiares, o artesanato tem cheiro próprio, o que faz dele um verdadeiro marco entre gerações e gerações. No decorrer da rotina, o que normalmente ocorre é a percepção desta técnica manual envolver o auxílio de toda a família, como um negócio familiar propriamente dito, gerando sustento a todos os envolvidos.
Não à toa, o artesanato se destaca das demais provas artísticas justamente por isso: fazer o emocional jogar a seu favor e marcar diferentes gerações de pessoas ao redor do país. Viva o artesanato e sua característica familiar!
Renda
O último tópico de nossa lista aborda uma questão importante. Não essencial, mas importante neste segmento artesanal: rentabilidade. Na prática, a temática está diretamente associada a produção de itens que se baseiam na aplicação de matérias-primas de origem natural, tais como barro, palha, cerâmica, madeira, renda e outras mais.
Como parte final desta cadeia, o que se alcança é uma maior rentabilidade a todos os envolvidos. Eis mais uma prova do processo “ganha-ganha” tão priorizado nos tempos atuais. O artesanato é assim em sua essência. Pegando o mesmo gancho, assim, também, é a atuação da FUCHIC BRASIL no mercado. Saiba mais!